Medicina Dentária

Dra. Marisa Matos | Dra. Anabela Henriques

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral. É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias de forma que o paciente se sinta confortável (em todas as fases da sua vida) não só a comer e a falar, mas também a sorrir.

Ortodontia Fixa

Dra. Eliana Marques

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares). O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão, que significa “má mordida”.

Cirurgia Oral e Implantologia

Dr. Alexandre Neves

A implantologia é a area da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos através implantes dentários. Os implantes dentários podem ser chamdos de “raízes artificiais”, são fabricados com materiais biocompativeis, por exemplo em titânio, que após ancoragem óssea conseguem servir de suporte a dentes ou próteses totais ou parciais, devolvendo a função Estética e mastigatória aos pacientes.

Medicina geral e Familiar

Dra. Teresa Camurça

Especialidade médica vocacionada para a prestação de cuidados primários de saúde a toda a família e para orientar o doente para outros especialistas, caso seja necessária a intervenção dos mesmos.

Terapia da Fala

Dra. Catarina Santos

A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal. Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição. Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.

 

Acupuntura

Dr. Paulo Borges

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

Psicologia Clínica

Dra. Catarina Martins

Especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, elaborando planos de tratamento cientificamente validados.

Fisioterapia / Osteopatia

Dr. João Marques

A Fisioterapia é uma abordagem terapêutica que recorre à utilização de agentes físicos, exercícios e outras técnicas no sentido de promover a recuperação ou melhoria funcional nas mais diversas situações clínicas, nomeadamente nas doenças músculo-esqueléticas, respiratórias, cardiovasculares e neurológicas.

A Osteopatia actua, através de técnicas manuais, no restabelecimento da função e mobilidade do sistema músculo-esquelético, visceral e sacro-craniano, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas. É, então, um sistema de cura que dá ênfase principalmente à integridade estrutural do corpo e é esta integridade o factor mais importante a manter. Entre outras situações, a osteopatia está indicada para: Problemas dos ossos, articulações e músculos, problemas de coluna, torcicolos, obstipação, problemas digestivos, lombalgias, ciática, etc…

To Top